Atualmente, 56 centavos de cada dólar gasto em uma loja física são "influenciados por uma interação digital", é o que aponta um estudo recente da Deloitte. Enquanto as jornadas dos clientes variam de acordo com a categoria, a maioria das compras relacionadas a eletrônicos, mobiliário doméstico, setor automotivo, entretenimento e bebê/criança tiveram início através de uma interação digital. Isso quer dizer que a maioria dos clientes está se deslocando das mídias tradicionais como TV, Revista e Mala Direta, para clicar em direção à compra em um canal digital.

COMPRE ONLINE, RETIRE NA LOJA FÍSICA

Uma tendência que se destaca nos EUA é a integração do ambiente de ecommerce com o estoque local das lojas físicas. Assim, a medida em que o cliente avança no funil e opta por finalizar a compra, grandes redes varejistas já oferecem a opção de compra online com a possibilidade de retirada do produto em uma loja física próxima ao cliente. Tendo em vista que as despesas com frete pagas pelo cliente impactam fortemente o resultado das vendas online, ao permitir ao cliente retirar o produto em uma loja física, as chances de conversão ou finalização da compra aumentam significativamente já que o cliente terá agora um valor de venda mais atrativo. Por outro lado, ao levar o cliente para a loja física, varejistas têm a chance de reengajar e impactar o cliente com vantagens e benefícios exclusivos no momento da retirada do produto.

Utilizando as últimas inovações do marketing digital, como o Marketing de Proximidade, já é possível integrar sensores de presença localizados dentro da loja física (In-Store) às plataformas de automação de marketing para permitir o disparo de mensagens personalizadas ao cliente no exato momento em que ele entrar em uma loja física para retirar o produto.

O Marketing de Proximidade utiliza sensores de presença e tecnologia de geolocalização para impactar o cliente no momento certo e criar uma experiência de compra única e personalizada. Integrando esta tecnologia de proximidade ao marketing multicanal é possível utilizar ainda todo o comportamento digital do cliente como histórico de navegação, compras, preferências, para criar a experiência perfeita In-Store.